A axiologia como base pedagógica para promover a cultura de paz na Colômbia

Autores

Palavras-chave:

Axiologia, Pedagogia, Cultura de paz, formação docente

Resumo

Este estudo abordou os desafios relacionados com a violência escolar, a prática de valores e a resolução pacífica de conflitos em contextos escolares colombianos. Com base na axiologia como fundamento pedagógico, procurou promover atitudes orientadas para a coexistência pacífica. Utilizando uma metodologia quantitativa, um desenho não experimental e uma abordagem descritiva, foram avaliadas variáveis como o conhecimento teórico, a integração e promoção de valores, a relevância da formação de professores e o acesso à formação. A amostra incluiu 98 professores, que responderam a um questionário com uma fiabilidade de 0,98. Os resultados revelaram um conhecimento teórico dos valores, embora a sua integração nas actividades educativas seja limitada. Os professores consideram-se preparados para gerir conflitos, mas identificam barreiras no acesso à formação e na criação de ambientes seguros. Os resultados evidenciam a necessidade de reforçar a formação dos professores para enfrentar estes desafios e garantir a educação para os valores.

Biografia do Autor

  • Herrera Ucrós Alexandra Cecilia, Institución Educativa Concentración Simón Araujo (Secretaria de Educación Municipal Sincelejo-Sucre)

    Comunicadora social, licenciada em Educação, com ênfase em humanidades. Especialista em Docência Universitária e Mestre em Educação pela Universidade de Sucre, Colômbia. Vinte anos de experiência como professora de espanhol e inglês no ensino secundário e como docente na Universidade de Sucre. Atualmente é tutor de PTA FI 3.0 MEN. Orador em eventos e conferências nacionais e internacionais. 

     

    REFERÊNCIAS

    Acosta, S., y Villalba, A. (2022). Educación para la paz como mecanismo de convivencia ciudadana. Revista Honoris Causa, 14(2), pp. 7-27.  https://encr.pw/y939x

    Acosta, S. (2023). Los enfoques de investigación en las Ciencias Sociales. Revista Latinoamericana Ogmios, 3(8), pp. 82-95. https://idicap.com/ojs/index.php/ogmios/article/view/226

    Agüero, E. (2013). Educación para la paz: fundamentos teóricos, epistemológicos y axiológicos. Revista latinoamericana de derechos humanos, 24(1-2), pp. 189-202. https://encr.pw/h8v4l

    Arias, E. (2004). Investigación Cualitativa y Cuantitativa en Educación. Bogotá: Ediciones Uniandes

    Barreto, M., Duque, N., y Taborda, S. (2024). Axiología familiar reflejada en contextos educativos desde la relación familia-escuela: un abordaje epistémico. Runae, (11), pp. 44-56. https://revistas.unae.edu.ec/index.php/runae/article/view/978

    Expósito, C. (2020). La quimera de una educación sin valores. Apuntes Universitarios, 10(4), pp. 175-188. https://l1nq.com/stRK6

    Freire, P. (1997). Pedagogía de la autonomía: Saberes necesarios para la práctica educativa. Siglo XXI Editores.

    González, F. (2014). Poder y violencia en Colombia. Editorial Pontificia Universidad Javeriana. https://encr.pw/EhxgL

    Gozón, F., y Guzón, J. (2017). La educación en valores: Axiología, naturaleza y derecho educativo. Revista de Ciencias humanas, 18(02), pp. 90-120. https://doi.org/10.31512/rch.v18i02%20[31].2947

    Hernández, J., Chumaceiro, A., Ziritt, G., y Acurero, M. (2018). Cultura para la paz en Colombia. Una aproximación desde las políticas públicas. Opción: Revista de Ciencias Humanas y Sociales, (86), pp. 612-641. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7338187

    Hernández-Sampieri, R. y Mendoza C. (2018). Metodología de la Investigación. Las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. 7ma. Edición. McGraw-Hill Interamericana.

    López, S., y Serrano, S. (2024). El deber de la memoria y el perdón: desde las víctimas de desaparición forzada en Colombia. El Ágora USB, 24(1), pp. 75-90.https://revistas.usb.edu.co/index.php/Agora/article/view/6610

    Martínez, N. (2018). La Construcción del Conocimiento desde la Pedagogía y Formación Axiológica: Hacia una Educación Social para la Dignidad Humana. SINOPSIS EDUCATIVA. Revista venezolana de investigación, 18, pp. 19-23. http://historico.upel.edu.ve:81/revistas/index.php/sinopsis_educativa/article/view/7299

    Mesa-Manosalva, E. (2022). Educación para la cultura de paz en el contexto de Los Pastos, Colombia. Revista Electrónica Educare, 26(3), pp. 35-55 .https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1409-42582022000300035

    Molina, G., y Ramírez, A. (2013). Conflicto de valores en el sistema de salud de Colombia: entre la economía de mercado y la normativa constitucional, 2007-2009. Revista Panamericana de Salud Pública, 33, pp. 287-293.https://www.scielosp.org/pdf/rpsp/2013.v33n4/287-293/es

    Mora, J., Hidalgo, D., y Anilena, S. (2023). La paz en la educación. Hacia una cultura de paz. Revisión sistemática. Dominio de las Ciencias, 9(1), pp. 432-456. https://doi.org/10.23857/dc.v9i1.3144

    Noddings, N. (2005). The Challenge to Care in Schools: An Alternative Approach to Education (2nd ed.). Teachers College Press.

    Rodríguez, D. (2019). Una educación para la paz en las voces Rousseaurianas del Emilio. Fedumar Pedagogía y Educación, 6(1), pp. 7-22.  https://encr.pw/I3x9R

    Pardo, N. (2020). Memorialización y conflicto armado: la construcción de narrativas para la paz en Colombia. Revista de Estudos da Linguagem, 28(1). https://encr.pw/UuOa3

    Quintero-Mejía, M., Ballesteros-Albarracín, N., y Sánchez-Espitia, K. (2024). Emociones en narrativas de maestros acerca del daño causado por el conflicto armado. Revista Colombiana de Educación, (91), pp. 316-334, pp. https://revistas.upn.edu.co/index.php/RCE/article/view/16554

    Rentería-Restrepo, J. (2019). La Fe en la Paz. La fe, la espiritualidad y las representaciones sociales de la paz de los educadores sociales en Cali, Colombia. Prospectiva, (28), pp. 227-252. https://encr.pw/14aC4

    Requeiro-Almeida, R. (2024). La educación, la paz y los valores ante los conflictos en la escuela secundaria. Revista Científica Episteme & Praxis, 2(2), pp. 15-25. https://epistemeypraxis.org/index.php/revista/article/view/34

    Restrepo, J., y Aponte, D. (2009). Guerra y violencias en Colombia. Herramientas e interpretaciones. Bogotá: Editorial Pontificia Universidad Javeriana.

    Rosas, C. (2024). Aproximación teórica desde la pedagogía para una cultura de paz en la educación secundaria enfocada en la formación de líderes educativos. [Tesis doctorales, UPEL).http://espacio.digital.upel.edu.ve/index.php/TD/article/view/1126

    Torres, N., Torres, F., y Mesa, E. (2020). Estrategias para construir la paz en la región: contribuciones de la facultad de educación de la Universidad de Nariño. Revista Boletín Redipe, 9(6), pp. 88-101. https://revista.redipe.org/index.php/1/article/view/1004

    Vidal, J. (2023). Gestión de las didácticas dirigidas a la promoción de la Educación para la paz en Colombia. Revista Venezolana de Gerencia: RVG, 28(104), pp. 1765-1778.https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9142800

    Villamizar, J. (2018). Elementos para periodizar la violencia en Colombia: dimensiones causales e interpretaciones historiográficas. Ciencia política, 13(25), pp. 173-192. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6522182

     

PAZ

Publicado

2025-03-26

Como Citar

A axiologia como base pedagógica para promover a cultura de paz na Colômbia. (2025). REVISTA ELECTRÓNICA DA POLINORTE: AVANCES EN EDUCACIÓN Y CIENCIA, 1(1), 12/1-12/16. https://revistas.polinorte.edu.co/index.php/avance-educacion-ciencia/article/view/12

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.